Avançar para o conteúdo principal

Olhar à volta num tempo que esmaga?

A pobreza constitui uma violação dos direitos Humanos.
Alfredo Bruto da Costa, Igreja Viva, 14.11.13
Escreve Bento Domingues (Público, 14.11.09) que “deveria observar algum tempo dejejum em relação ao estilo, aos temas e aos conteúdos das intervenções de MarioBergoglio”, o papa que preside aos destinos da igreja católica. Só que, vinca o frei dominicano, não lhe “apetece nada precipitar a quaresma”.
Quaresma nesta altura do ano! Tem razão Bento Domingues.
Ah! “Há quem discuta a legitimidade da eleição do argentino Mario Bergoglio”!
Será gente saída de uma igreja católica esteja cheia de gente que acredita que “o diabo também mora no Vaticano”?
Não creio! Como não creio que o diabo ande por ali. Muito embora não faltem por aí diabos à solta; à espera de esmagar as palavras dos católicos que sabem olhar à volta. E reagir. E agir. A sério!

Ah! o papa católico, vindo das pampas argentinas, é a mesma pessoa que nunca gosta de poupar nas palavras. E que não tem medo do que afirma Miguel Angel Belloso: “os pobres querem ser protagonistas” e praticam “essa solidariedade tão especial que existe entre quem sofre” e que a “nossa civilização parece ter esquecido, ou pelo menos, tem muita vontade de esquecer”.


Nota final: O que debilita a igreja são os falsos unamismos ou o empurrar as questões difíceis para debaixo da mesa. O que debilita a igreja é a rigidez de quem se considera dono da ortodoxia e se torna surdo à porção de verdade que os outros testemunham. (José Tolentino Mendonça, Revista, 14.11.08)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manter viva a memória

Para apanhar o comboio da mudança é preciso chegar a horas à estação. Pedro Lacerda, Expresso ( Economia ), 21.06.25   O que aconteceu nas eleições autárquicas do passado domingo dia 26 de setembro em Barcelos – tal como em Vizela em 2017 – deve fazer pensar (no futuro) aqueles que gostam de conspirações. Desde logo, o que aconteceu em Vizela há quatro anos devia impedir o que aconteceu este ano em Barcelos. E a prova é o resultado ‘ à PS ´ na cidade das termas. A maior votação daquele partido a nível nacional. Repetir os mesmos erros do passado será respeitar vontades ocas e de volta atrás. Seja onde for. É certo que 2025 ainda está longe, mas as grandes batalhas preparam-se à distância.

PSD e PP querem mesmo destruir-nos II

A enorme descida salarial conduz o país ao equilíbrio externo mas também a um gravíssimo desequilíbrio social e à incapacidade de resposta das instituições – coisas completamente irrelevantes para o atual Governo. Nicolau Santos, Expresso ( Economia ), 14.02-08 Não é sustentável ter pessoas qualificadas em funções pouco qualificadas. Um salário reduzido significa ter alguém desmotivado e certamente não contribui para aumentar a produtividade. José Miguel Leonardo, líder da Randstad (Portugal) , uma empresa de recrutamento de recursos humanos, Expressoemprego , 14.02.08 Sem comentários. São palavras de quem conhece.

Agradável morte?

Putin só tem uma preocupação na vida, que é manter-se no poder. Os líderes europeus ainda acreditam que podem negociar com ele, mas Putin é uma causa perdida. Garry Kasparov, Público , 14.03.18 E screve Henrique Monteiro ( Expresso , 14.03.22) que “h á uma mãe Rússia em nome da qual todas as barbaridades se podem cometer. Esta espécie de impunidade abençoada levou, como sabemos, às mais extremas soluções – ali começaram os progroms (palavra russa) – entre os quais o da população tártara da Crimeia que ficou reduzida a metade por ação de Estaline ”. Esta ideia – tantas e tantas vezes esquecida ou intencionalmente ignorada por todos os responsáveis políticos a ocidente ou a oriente – que Henrique Monteiro nos traz à memória é muito séria. E tem que tirar o sono; pelo menos aos ocidentais. Não se pode, de forma alguma, dar razão ao antigo campeão mundial de xadrez Garry Kasparov ( Público , 14.03.18): “ o ocidente não tem determinação suficiente para se opor à agressão [na...