Avançar para o conteúdo principal

Filhos da terra

 

Se deus existe porque é que o mundo e a vida estão organizados em cima do sofrimento?

Frederico Lourenço, E, 16.09.10

 

Ontem enquanto via o filme Febre, escrito e dirigido por Maya Da-Rin e com atores indígenas do Alto Rio Negro, pertencentes aos Desanos, Tucanos e Tarianas, numa organização da associação vimaranense Capivara Azul e integrado no ciclo Terra, lembrei-me de algumas realidades dolorosas que me tiram o sono e fazem aumentar o descrédito nas religiões – ou supostas religiões; sempre mais perigosas:

As equipas médicas de imunização das aldeias remotas indígenas do Brasil contra o coronavírus encontraram forte resistência em algumas comunidades onde os missionários evangélicos alimentam o medo da vacina, dizem os líderes religiosos”, leio no jornal Público (21.02.13)

No filme não vi missionários de qualquer grupo religioso, mas senti que as dores das famílias eram enormes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manter viva a memória

Para apanhar o comboio da mudança é preciso chegar a horas à estação. Pedro Lacerda, Expresso ( Economia ), 21.06.25   O que aconteceu nas eleições autárquicas do passado domingo dia 26 de setembro em Barcelos – tal como em Vizela em 2017 – deve fazer pensar (no futuro) aqueles que gostam de conspirações. Desde logo, o que aconteceu em Vizela há quatro anos devia impedir o que aconteceu este ano em Barcelos. E a prova é o resultado ‘ à PS ´ na cidade das termas. A maior votação daquele partido a nível nacional. Repetir os mesmos erros do passado será respeitar vontades ocas e de volta atrás. Seja onde for. É certo que 2025 ainda está longe, mas as grandes batalhas preparam-se à distância.

Janela antiga

  Uma toalha de linho de Guimarães cobria a mesa, com as franjas roçando o soalho. Eça de Queiroz, in a Cidade e as Serras

PSD e PP querem mesmo destruir-nos II

A enorme descida salarial conduz o país ao equilíbrio externo mas também a um gravíssimo desequilíbrio social e à incapacidade de resposta das instituições – coisas completamente irrelevantes para o atual Governo. Nicolau Santos, Expresso ( Economia ), 14.02-08 Não é sustentável ter pessoas qualificadas em funções pouco qualificadas. Um salário reduzido significa ter alguém desmotivado e certamente não contribui para aumentar a produtividade. José Miguel Leonardo, líder da Randstad (Portugal) , uma empresa de recrutamento de recursos humanos, Expressoemprego , 14.02.08 Sem comentários. São palavras de quem conhece.