Linha dos dias; subtil

Se perguntar o que é o amor, a ciência não sabe responder.

Carlos Fiolhais, E, 19.02.09


1. É sábado, sinto-me perdido e com a impressão de que toda a gente em todo o mundo sabe tudo sobre mim. Observa-me. Como eu que examino a cidade do décimo andar. 

Odeio os parvos, e são muitos, que cruzam a circular urbana. Como detesto, os outros, que, passeiam pelas ruas da cidade. Deve ser alguém para quem a palavra confinamento não existe.

Não os quero ver aqui. Aconselho-os vivamente as escutarem as palavras do António Durães, com aquela voz maravilhosa que não deixa ninguém indiferente, a dizer-nos como o vírus entra na festa.           

Equipa covid; na urgência covid – eu com frio e cansado, desorientado –, sossega o descontrolo que me faz perder o desejo de devir e sossega-me num repouso até ao internamento. Uma equipa (em trabalho seguido num conjunto enorme de dias) que foi dos grandes exemplos do melhor espírito de grupo e de trabalho em equipa que vi.

Tanta juventude por ali! Tanto empenho e tanto carinho!

2. Do meu lado, esquerdo – fui um felizardo!, fiquei à janela – mais duas pessoas. Já sei os seus nomes e as suas origens. Tal como eu, na paragem do tempo onde é costume mandar embora o vírus.

As Está a incansável equipa médica, enfermagem e auxiliar. Podem mudar de turno, mas a disponibilidade na ação, a atitude profissional, sempre atenta e carinhosa, estão sempre presentes.

Equipa covid; na urgência covid – eu com frio e cansado, desorientado –, sossega o descontrolo que me faz perder o desejo de devir e sossega-me num repouso até ao internamento. Uma equipa (em trabalho seguido num conjunto enorme de dias) que foi dos grandes exemplos do melhor espírito de grupo e de trabalho em equipa que vi.

Tanta juventude por ali! Tanto empenho e tanto carinho!

3.Pneumonia’ sempre foi uma palavra que me assustou; mesmo quando não a conhecia. Agora que a sinto bem dentro de mim e a chatear-me solenemente, descubro também a associação perfeita que faz dos dias com a beleza do caminhar: coragem. E então quando este ânimo vem de mão dadas com a motivação, as vistas da cidade têm outro encanto.

E dali do décimo andar!

Que dimensão de realidades belas! Como o deste final de tarde de sábado.

Com uma luz linda, diluindo-se no silêncio da cidade.

Vale, pois, prestar atenção ao Espaço em volta. Vem já a seguir.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manter viva a memória

PSD e PP querem mesmo destruir-nos II