segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Caminhos para a prisão

Caminhos para a prisão – como gosto desta capa com foto de Miguel Oliveira! – é um livro que parte da tese de doutoramento da Sílvia Gomes.
Porque – confesso, sem medos, ainda não o li e por razões da grande proximidade que tenho com a autora – não emitirei neste texto uma opinião pessoal sobre o livro, ou melhor sobre o seu conteúdo.
Transcreverei um excerto do texto que Francisco Teixeira da Mota publicou no jornal Público (15.01.09): “o mundo prisional é uma realidade que se encontra escondida debaixo do tapete social. Normalmente, a sociedade prefere não saber o que se passa nas prisões, ignorando a vida dos seus habitantes”.
Ah! Gostei muito do texto que o Correio do Minho publicou na última quarta-feira. E sublinho o título da peça jornalística – de mãos dadas com o que escreve Teixeira da Mota: “exclusão social potencia crimes nos grupos étnicos”.

Sem comentários:

Olhando a cidade VI

  Se pusessem bancos e árvores junto a um supermercado de bairro, ele transformar-se-ia num s ítio interessante . Sónia Lavadinho, consulto...