domingo, 26 de janeiro de 2014

Palavras certeiras



foto:agencia.ecclesia.pt

O que gastamos em ciência é investimento e é sempre bom investir. (…) Cedo ou tarde, Portugal terá de investir em ciência, consumindo menos ciência.
Daniel Bessa, Expresso, 14.01.25

José Cordeiro, que já esteve em Braga como bispo auxiliar, é desde 2011, o bispo mais jovem do episcopado português na diocese de Bragança-Mirandela.

Há muito que me habituei a olhar com atenção para a forma como olha, observa e age. É a mesma pessoa que sai do conforto de casa episcopal para percorrer a sua diocese, uma região cada vez mais deserta e sofredora, para ver e estar de perto das dores das pessoas.

Agora o bispo bragantino veio a público alertar para a estúpida estupidez que são os cortes na ciência; na educação. E não tem medo das palavras: “estamos a decapitar o melhor que temos em Portugal, depois lamentamo-nos e a fatura vem aí de seguida”. Ou “as universidades não podem ser só para o ensino, têm de ser também para a investigação”.

Sem comentários:

Olhando a cidade V

Fizemos cidades muito hostis para as crianças. Sónia Lavadinho, consultora em mobilidade e desenvolvimento territorial, Visão , 24.11.14