sábado, 21 de junho de 2014

O jogo de máscaras

foto: radiovizela.pt
Entrando a matar (“não há um líder no distrito de Braga”) Dinis Costa, o presidente de câmara de Vizela, concedeu há dias uma entrevista ao diário bracarense Correio do Minho (14.06.07) que merece ser lida com atenção.
Conduzida pelos jornalistas José Paulo Silva e Rui Alberto Sequeira, esta conversa é um regalo para quem pensa que já viu tudo em política. Aquela entrevista ao autarca do município que já foi Guimarães – agora é apenas fonte de “um relacionamento ótimo”, desde que seja para servir a vontade vizelense (olhe-se bem: “fica-me mal dizer que o concelho de Vizela é um mundo de maravilhas”) – é um encanto para a união em que tantos dirigentes apregoam à volta de uma unificação do minho.

Repare-se bem no que o antigo deputado municipal na assembleia municipal de Guimarães diz:
porquê o Quadrilátero Urbano? A mim não me diz nada? (…) Se for para fazer um filme, também arranjamos seis municípios e sabemos como é que se chama. Se for para fazer uns passeios e umas reuniões, também arranjamos. O que é que o Quadrilátero Urbano vale? Zero”.

Com uma afirmação destas até vali a pena perguntar se Vizela não estaria melhor fora do minho! E nem é por só pelo seu presidente questionar-se “porque apareceram as comunidades intermunicipais? A do Ave não tem o peso político que tinha a associação de municípios”; é mesmo porque há identidades que ou são coletivas ou não interessam a ninguém.

Há, pelo menos, que dar a mão à palmatória numa leitura de Dinis Costa. Com palavras simpáticas para Guimarães: “costumava dizer que a maior freguesia do concelho de Guimarães era o Vitória de Guimarães”.
Mas atenção o presidente de câmara de Vizela parece só querer olhar para a pequenez e insignificância do seu município: “temos de fazer uma política intermunicipal. Se calhar, o pavilhão multiusos de Guimarães, servia também muito bem o concelho de Vizela”.

3 comentários:

Parque de Vizela disse...

Não é este senhor que tem um filho que controla a câmara?
Não é este senhor que andou a passear de braço dado com Seguro e agora janta com Costa?
Irra!

Anónimo disse...

Este senhor é o mesmo que colocou um cartaz da capital europeia da juventude junto à ponte e mandiou à merda Guimarães e a CEC2012

Anónimo disse...

Dinis Costa? Quem é este politico?